Escuela de Todos.

Escola de Todos

Escola de todos é um projeto em parceria entre o CEDAPS (www.cedaps.org.brSitio externo.) e o Instituto Iberoamericano de Discapacidad y Desarrollo (www.iidi.orgSitio externo.). A meta prioritária do projeto é a elaboração participativa de um conjunto de ferramentas que subsidie e fortaleça uma prática escolar baseada na inclusão, promoção da saúde e participação.

A construção foi iniciada em 2006, com o envolvimento de profissionais de diversos setores e instituições, bem como de alunos da rede pública de ensino. O propósito desse encontro multidisciplinar e intersetorial é o de concretizar a idéia de participação desde a elaboração até a implementação de ações para a construção de uma "escola de todos". Dessa maneira, todo a elaboração do Guia aconteceu com a colaboração do Conselho Consultivo do Escola de Todos.

Bases conceituais e metodológicas

O Projeto Escola de Todos busca oferecer ferramentas que proporcionem mudanças práticas e substanciais no cotidiano escolar, considerando fundamental que professores, alunos, famílias e comunidades se tornem promotores de princípios e ações de inclusão e desenvolvimento. A idéia de uma Escola de Todos é a da prática docente e da cultura escolar baseadas nos pilares da inclusão, promoção da saúde e participação da comunidade escolar, em especial dos alunos. Fomenta um processo educativo baseado no diálogo e na construção coletiva do conhecimento e da cidadania.

Para construir uma escola de todos é preciso facilitar a inclusão educativa e social daqueles que têm características e qualidades de aprendizado diferentes das padronizadas e tradicionalmente esperadas pela escola. É preciso considerar que TODOS correm risco de serem excluídos do processo escolar. A escola precisa renovar seus objetivos e superar a distância entre o discurso das teorias pedagógicas inovadoras e as práticas escolares muitas vezes conservadoras.

Manifesto da Escola de Todos

Entre Juno e Dezembro de 2008, o equipe da Escola de Todos estará facilitando um processo de consulta com pessoas chaves e instituições especializadas, para definir as prioridades específicas e os indicadores que conformaram as bases de um compromisso de trabalho no marco do projeto. Os objetivos baseados nesses temas e compromissos, conformarão um "manifesto" que poderá ser assinado e assumido por aquelas organizações, escolas e indivíduos que desejam fazer parte do Movimento Escola de Todos.

A participação dos alunos e professores no cotidiano da Escola de todos

A participação dos alunos e professores nos diversos níveis do processo pedagógico contribui para o enfrentamento das grandes dificuldades e desafios vividos por todos no contexto escolar, bem como a comunidade do entorno da escola.

Mais especificamente, a participação dos alunos é um "caminho" para viabilizar mudanças e buscar a construção de novas realidades. Essa participação deve ser enfocada na produção de conhecimentos e na contribuição com o trabalho dos professores e a escola, tendo como prioridades:

Topo Tapa de la página.

Todos los reserveds de las derechas.

eXTReMe Tracker